terça-feira, 19 de junho de 2012

Autor: Carl Sagan


     Carl Edward Sagan (09/11/1934 - 20/12/1996) foi um astrônomo estadunidense. Também foi um astrofísico, cosmologista, divulgador da Ciência. Foi um dos mais populares cientistas do Século XX. Publicou mais de 600 artigos científicos. Foi co-autor ou editor de mais de 20 livros. Defensor do ceticismo e do método científico. pioneiro na exobiologia, foi também um importante incentivador da busca de vida extraterrestre.
         Muitas das contribuições científicas de Sagan foram fundamentais para a determinação da temperatura da superfície de Vênus. Nos anos 60 ninguém conhecia muito bem as condições da atmosfera daquele planeta. Sagan listou várias possibilidades que foram publicadas no livro Planets. Ele lançou um cenário seco e quente, em contraponto ao aspecto paradisíaco que muitos acreditavam. Ele investigou as emissões de rádio do planeta e estimou a temperatura da superfície em 500° C. Como cientista visitante do Laboratório de Jato Propulsão (JPL), ele contribuiu com a primeira missão Mariner para Vênus. Trabalhando no projeto e gerenciamento do projeto. A Mariner 2 confirmou suas projeções a respeito das características da superfície de Vênus, em 1962.
         Sagan foi o primeiro que sugeriu que a lua Titã poderia ter um oceano de compostos líquidos em sua superfície e que a lua Europa pudesse ter água abaixo de sua superfície. Isto daria a Europa um potencial para colonização. O oceano subterrâneo de Europa foi parcialmente confirmado pela sonda Galileo. os mistérios de Titã também foram resolvidos com a ajuda de Sagan. 
           Podemos apontar também as contribuições para o entendimento das estações de Marte. 
      Sagan foi um dos maiores defensores da busca por vida extraterrestre. Tendo conduzido várias pesquisas para comprovar a possibilidade de fabricação de aminoácidos à partir de radiação em moléculas orgânicas.
         Carl Sagan tinha muita habilidade em convencer as pessoas a ter um melhor entendimento do Cosmos. Ressaltando a pequenez da Terra e do próprio homem frente a imensidão do Universo.
        Ele produziu, a partir de 1977, uma série de TV - Cosmos: uma jornada pessoal.Cosmos abordava desde a teoria científica da Origem da Vida até a perspectiva filosófica sobre nosso lugar no Universo. Em 1980 a série Cosmos ganhou o Emmy. Tem sido desde então exibida em mais de 60 países e já foi vista por mais de 500 milhões de pessoas.
         Sagan morreu de pneumonia, em decorrência de complicações de seu quadro de câncer. Ele tinha 62 anos de idade.

Principais Publicações


     

O Bardo sempre tem boas canções sobre Carl Sagan.

Um comentário:

Andressa Tomaz disse...

Olá!
Ainda não conhecia este autor, mas vou agora procurar os livros para ver se há algum que me interessa.

Beijos.